Como Desenhar Mangá | Dicas para começar direito

Como Desenhar Mangás: Dicas para Começar

Não tem nada mais frustrante do que olhar para seus Mangás favoritos, desejar fazer criações como aquelas e não saber nem mesmo por qual traço começar, não é mesmo? E quando você vê o artista desenhando, tudo parece ser tão simples, mas quando você tenta não sai nada mais do que aqueles bonecos palito?

Não se sinta mal com isso, e não pense que você não tem talento, afinal, desenhar é uma questão de aprender técnicas, observar exemplos e inspirações e treinar, treinar muito.

Nesse artigo vou te dar algumas dicas sobre como desenhar Mangá, alguns detalhes que você precisa observar para conseguir fazer suas criações e se iniciar nessa arte. Acompanhe!

Como desenhar Mangá: os primeiros passos

Não há como começar a desenhar Mangá sem ter um material apropriado para isso, certo? Artistas experientes desenham com qualquer coisa, até mesmo com pedaços de carvão, porém, como você está começando, prefira investir em um material apropriado para desenho.

A maioria das pessoas que começa a desenhar o faz em uma mesa plana, porém, ela pode confundir sua visão e te fazer se enganar em seus traços. Prefira desenhar em uma prancheta.

Você também vai precisar de treino e mais treino. Desenhar todos os dias é fundamental, então, tenha uma meta diária para se dedicar ao seu Mangá.

10 Dicas para Você Aprender Como Desenhar Mangá

1 – Assista e Leia Mangás

Essa é a forma de se familiarizar com os traços e as formas utilizadas nesse estilo. É também uma ótima maneira de perceber as diferenças entre o Mangá original e o pseudo-mangá que muitos livros ensinam. A maior parte de aprender a desenhar está no olhar atento.

2 – Procure por Desenhistas Japoneses

Basear-se na obra de artistas japoneses é a melhor opção quando se quer aprender através de livros. Seguindo o conselho e instruções desses artistas você terá certeza de estar aprendendo os traços do verdadeiro Mangá. Isso sem falar das técnicas que eles pode te sugerir e ensinar para facilitar os traços.

3 – Siga uma Etapa de Cada Vez

Se você está aprendendo com um livro, um tutorial, um curso de Mangá ou com vídeos, não tenha pressa de ir logo para o final. Siga cada etapa proposta pelo professor ou autor e passe por todas as etapas.

A intenção não é fazer com que você saiba copiar o desenho de alguém, mas que compreenda a técnica para criar os seus próprios desenhos. Se você pular essas aulas, não vai conseguir criar os seus.

4 - Desenhe o que Você Gosta

Uma das dicas sobre como desenhar Mangá que vai te ajudar no começo é desenhar aquilo que você gosta. Escolha o seu personagem, favorito e treine com ele, treine cada traço e cada expressão que o artista emprega.

5 - Crie Seu Estilo e Seus Personagens

É importante desenvolver o seu próprio estilo, por isso, tente desenhar os seus próprios desenhos sem copiar, para que você tenha certo em sua mente como deseja criar seu personagem, sem sofrer muita influência.

É claro que essa influência sempre acontece, porém, tentando criar o seu personagem você fica mais liberto da possibilidade de plagiar ou copiar traços e estilos de outros artistas.

6 - Estude a Cultura do Japão

O Mangá é um estilo de desenho japonês que contém elementos dessa cultura. Por isso, conhecer a cultura japonesa vai te ajudar a ser fiel ao estilo Mangá e incrementar as suas criações com detalhes pertinentes.

7 - Estude a Anatomia Humana

Calma, porque você não precisará decorar o nome de cada parte do corpo humano. Esse estudo consiste em observar atentamente os músculos, nervos, articulações, formas e proporções do corpo de homens e mulheres.

Com isso você conseguirá dar mais realidade para seus desenhos, colocará detalhes importantes que caracterizam sentimentos ou então que são típicos de posições e posturas adotadas por pessoas reais. Assim o seu Mangá terá esse toque de realidade e fidelidade.

8 - Compare Anatomia e Mangá

Também é interessante observar simultaneamente os desenhos de Mangá e as representações da anatomia humana. Isso para que você consiga perceber como o artista representa no Mangá as formas reais do corpo de uma pessoa.

Com essa noção de representatividade da realidade no Mangá, você vai conseguir fazer outras adaptações para seus personagens, que poderão ter as características físicas que você desejar, basta saber como colocá-las no papel.

9 - Projete Seu Personagem

Saber como desenhar Mangá também envolve planejamento escrito. Não basta apenas desenhar se você não sabe o que desenhar. Afinal, quem é o seu personagem? Quais características ele possui?

Você deve colocar no papel tudo o que pensou sobre o seu personagem, como sua raça, a idade, sexo, o peso, a altura, se trabalha ou estuda, o que gosta de fazer, entre outros detalhes que vão te ajudar a criar esse personagem segundo aquilo que você idealizou para ele.

10 - Mude Seu Personagem

Depois de ter o seu personagem com o desenho principal, é hora de fazer mudanças e pequenas alterações nele. Mude o cabelo, a feição, o olhar, a posição, a roupa, entre outros detalhes. Essas variações do mesmo personagem vão treinar seu olhar e sua percepção, facilitando a criação de situações inúmeras.

Mas, se você deseja ter um desempenho melhor do que quem tenta aprender a desenhar sozinho, se quer evoluir rápido e vencer dificuldades, então precisa de técnicas que te coloquem um passo a frente.

E para aprender essas técnicas, nada melhor do que fazer um curso específico sobre como desenhar Mangá. Afinal, com o curso você tem um suporte maior e consegue passar pelas etapas sem ficar com dúvidas ou dificuldades.

Por isso, se você quer realmente saber como desenhar Mangá e quer isso rápido, aposte num curso de Mangás e siga as dicas acima, assim você vai se aprimorar cada dia mais como artista.