Porto Alegre: 5 Lugares para Visitar

5 Lugares para se Visitar em Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre é uma das mais belas capitais do Brasil. Com diversas opções atrativas tanto para seu povo como para o turista, não há como não se apaixonar pela capital gaúcha. E hoje separamos para você 5 locais inesquecíveis para visitar quando for até lá. Confira.

1 – Mercado Público

O Mercado Público de Porto Alegre é uma construção histórica da cidade que tem sua data de construção do ano de 1895. Ao longo desse tempo teve altos e baixos em sua popularidade, porém, resistiu às dificuldades e continua atrativo para o público.

Em 2013 o Mercado sofreu um grande incêndio, que atingiu o seu telhado e a parte superior da construção. Mas ele já foi totalmente reestruturado e está em pleno funcionamento.

Ali você pode desfrutar de diversos pratos típicos locais, também a gastronomia de outros estados, além de sabores estrangeiros. Poderá conhecer e adquiri artefatos da cultura gaúcha e visitar restaurantes muito tradicionais, como o Gambrinus.

É um excelente lugar para se visitar e conhecer a cultura de Porto Alegre em contraste com outras localidades do Brasil e do mundo.

2 Parque Farroupilha, Redenção

Quem deseja conhecer os points de Porto Alegre não pode deixar de fazer uma visitinha à Redenção. Isso porque é ali onde aos domingos as pessoas se reúnem para tomar chimarrão à tarde. Mas esse não é o único atrativo do lugar.

Veja essa filmagem aérea, é de deixar o queixo caido:

O parque Farroupilha tem atrações aos finais de semana, sendo que no sábado você pode passear por uma feira completa, com artesanato, alimentos e também muita arte. E nos domingos a diversão é garantida pelo Brique Redenção. A atração tradicional se assemelha aos mercados de pulgas que são muito comuns no continente europeu.

É também nos finais de semana que o Parque fica muito movimentado por causa dos eventos que acontecem a céu aberto. Então, se você quer ver gente bonita e se divertir, tem ali o seu ponto ideal para conferir a Parada Livre, com artistas de rua e também diversas delícias para petiscar.

3 Praça da Alfândega

A Praça da Alfândega é um dos lugares mais bonitos para você conhecer em Porto Alegre, e olha que por lá existem muitas atrações, como você pode conferir no www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/.

Mas, o diferencial dessa praça é que além de ser um espaço belo e agradável ela também é rodeada por algumas das mais belas construções de Porto Alegre. Esse é o caso do Museu de Arte do estado (MARGS), o Satander Cultural (Museu e Espaço de Cultura), o Clube do Comércio e também o memorial do Rio Grande do Sul.

Além de ser um grande polo para visitação de museus, a Praça da Alfândega também é o espaço onde acontece um grande evento anual, que é a Feira do Livro de Porto Alegre.

O evento se trata da maior feira a céu aberto de livros da América Latina. Ela acontece nos meses de outubro e de novembro, desde o ano de 1955. Ou seja, muita tradição e história pra contar!

E depois de visitar os museus, você também pode conhecer a Rua dos Andradas e também a Casa de Cultura Mário Quintana. Vizinhos da praça, os dois podem ser visitados num passeio curto e que pode ser feito a pé mesmo.

4 Usina do Gasômetro

A inauguração desse prédio aconteceu no ano de 1928, e visava abrigar uma usina para geração de energia com carvão mineral. Hoje, ele já não cumpre mais essa função e o espaço se tornou um polo para eventos cultuais variados.

lugares para vistar em Porto Alegre

Algumas opções culturais que acontecem no espaço são feiras, sessões de cinema e também exposições, mas há mais um atrativo.

A usina do Gasômetro tem uma torre com 107 metros de altura, que foi construída na ano de 1937. Essa torre tão alta hoje é o principal ponto para observação do nascer e do pôr-do-sol em Porto Alegre.

Além dessa visão belíssima, o turista também pode observar da parte superior do prédio o Guaíba, mais uma das belezas da cidade.

5 – Calçadão de Ipanema, Zona Sul

Na orla do Guaíba está o calçadão do bairro de Ipanema. Localizado na Zona Sul da cidade. É um local muito movimentado aos finais de semana, afinal, oferece uma vista muito bonita para o estuário.

Na extensão do calçadão você vai encontrar opções de restaurantes, bancos e também muita gente praticando esportes aquáticos, já que esse é o principal ponto da cidade para esse fim.

Vale também experimentar as delícias que são comercializadas por ali, e conhecer novos sabores enquanto admira a paisagem.

Mas Porto Alegre é uma cidade grande, rica e bonita, por isso, as opções de lazer e turismo por ali não são poucas. Você encontrará muitos parques, a Fundação Iberê Camargo, a Padre Chagas, a Praça do DMAE, a Travessa dos Venezianos e muitos outros.

Se encantou pela cidade? Então apaixone-se ainda mais visitando o www.sonhodecolorir.com para conhecer mais um pouco sobre a belíssima capital gaúcha.