Fortaleza: 27 Coisas que Você Não Sabia Sobre Ela

27 Coisas que Você Não Sabia sobre Fortaleza

O que você conhece sobre Fortaleza, a capital cearense e um dos principais pontos turísticos do Brasil? Se você conhece um pouco sobre ela, mas gostaria de descobrir algumas curiosidades, então vai gostar desse artigo, porque separamos para você justamente isso.

Acompanhe algumas curiosidades sobre a cidade e também sua história e descubra porque Fortaleza atrai tantos turistas todos os anos, e porque os moradores não trocam esse paraíso por nenhum lugar no mundo.

1 – O nome da cidade de Fortaleza tem suas origens na sua história. A cidade nasceu ao redor da Fortaleza Nossa Senhora de Assunção, que era o antigo forte Schoonenborch.

2 – Fortaleza ocupa a posição de quinta maior cidade do Brasil, perdendo para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

3 – A maior densidade demográfica do Brasil é da cidade de Fortaleza com 7,7 habitantes/km².

4 – A região metropolitana de Fortaleza inclui ainda outras cidades, 8 na verdade, sendo Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

5 – Fortaleza é também a cidade mais populosa do Ceará, contando, em 2015, com 2,5 milhões de habitantes.

6 – A região metropolitana de Fortaleza tem um total de 3,6 milhões de habitantes.

7 – E já que estamos falando sobre população, o bairro mais populoso da cidade de Fortaleza é Mondubim, que possui 76 mil habitantes (2010).

8 – De todas as capitais nordestinas, Fortaleza ocupa a terceira posição com relação ao PIB (Produto Interno Bruto), perdendo somente para Salvador e Recife.

9 – No ano de 1877 uma forte estiagem atingiu a cidade de Fortaleza. Em decorrência desse evento natural, metade da população acabou morrendo. Segundo os registros históricos, ao receber a notícia o imperador D. Pedro II chorou de desolação.

10 – O estádio de Castelão, em Fortaleza, recebeu esse nome em homenagem ao ex-governador do Ceará, Plácido Castelo.

11 – O Castelão também foi o primeiro estádio a ser concluído para os eventos esportivos da Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo em 2014.

12 – A região metropolitana de Fortaleza também possui o maior parque aquático de toda a América Latina. Trata-se do Beach Park, que fica localizado no Porto das Dunas.

13 – A Praia do Futuro é uma das mais famosas de Fortaleza e também a mais badalada. Trata-se da quinta mais visitada de todo o Brasil por turistas brasileiros.

14 – O centro cultural Dragão do Mar possui diversas opções de lazer, como museus, cinemas e teatro. Por isso ele é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

15 – O humor também faz parte dos atrativos culturais de Fortaleza. Ali existe o Teatro do Humor Cearense, que faz 5 apresentações por semana. Também o Museu do Humor Cearense, que traz diversas apresentações com essa temática.

16 – No futebol temos o Clube de Fortaleza como o terceiro com o maior número de sócios de todo o Nordeste.

17 – Já os principais clubes de futebol da cidade de Fortaleza são o Ceará Sporting e o Fortaleza Esporte Clube.

18 – O escritor José de Alencar é nascido na região metropolitana de Fortaleza, ele é autor dos títulos como O Guarani, A Viuvinha e Iracema.

19 – A planta de Fortaleza, criada pelo engenheiro Adolfo Herbster, foi inspirada nos mesmos projetos que planejaram as ruas da famosa cidade francesa Paris.

20 – Todo o traçado das ruas de Fortaleza tem alinhamento parecido a um tabuleiro de xadrez, isso para facilitar o trânsito e também o fluxo de pedestres.

21 – A Ponte dos Ingleses tem esse nome porque foi uma empresa britânica a responsável por desenvolver o seu projeto. Ela também é conhecida como Ponte Metálica.

22 – Não foi ao longo do tempo que a Ponte dos Ingleses se tornou uma atração turística, isso aconteceu assim que ela foi inaugurada no século XX.

23 – O fundador do primeiro povoado onde hoje está localizada a cidade de Fortaleza foi o português Pero Coelho de Sousa.

24 – Também foi Pero Coelho de Sousa quem introduziu o plantio de coco no estado do Ceará.

25 – Pero não viveu toda uma vida em Fortaleza. Ele voltou para Portugal depois que a cidade de Fortaleza passou por uma grave estiagem e um de seus filhos acabou morrendo de sede em razão dela. Essa foi a primeira grande seca noticiada na região do Nordeste.

26 – A praia de Iracema recebeu esse nome em homenagem ao seu filho ilustre, José de Alencar, que escreveu o romance com esse nome inspirado nas belezas da sua cidade natal.

27 – O romance Iracema é um dos mais importantes da literatura brasileira. Além de dar nome a já citada praia de Iracema, o romance também rendeu duas estátuas para a cidade, já que ela foi a inspiração para o livro.

Você conhecia todos esses detalhes sobre essa bela cidade? Com certeza aprendeu muitas novidades hoje, não é mesmo? Mas as coisas boas de Fortaleza continuam, afinal, belezas naturais, pontos turísticos e praias maravilhosas não faltam por ali. O video abaixo tem mais algumas curiosidades:

Que tal continuar conhecendo ainda mais sobre Fortaleza e se apaixonar por ela definitivamente? Clique aqui e descubra tudo o que a cidade tem a oferecer!